terça-feira, 10 de abril de 2012

Unicentro retoma discussões para implantação do curso de Medicina


Reitor da Unicentro, professor Aldo Bona
Com informações da Rede Sul de Notícias

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está retomando as discussões com o governo do Estado para a implantação do curso de Medicina na instituição. A informação foi confirmada na manhã de hoje (10), pelo reitor Aldo Bona. Segundo o reitor, a comissão técnica para elaborar o novo projeto, deverá estar constituída até o final de abril.

De acordo com o reitor, a implantação do curso de Medicina em Guarapuava vai além da simples oferta do curso. “Um curso de Medicina na Unicentro, em Guarapuava, também atrai a possibilidade da efetivação de um Hospital Universitário ou de um Hospital Regional. Mais do que, simplesmente termos o curso, poderá haver uma melhora significativa na quantidade de atendimentos em Guarapuava. Hoje, os dois hospitais em atividade não conseguem atender a demanda regional. Uma das nossas metas com o curso de medicina é contribuir para solidificar Guarapuava como um pólo regional no atendimento à saúde”, explica Aldo.

Outro aspecto que deve ser levado em conta, segundo o reitor da Unicentro, é a possibilidade de atração de novos profissionais para o município e a ampliação de especialidades atendidas. “Num médio prazo, dentro de quatro anos após a instalação do curso, também há a questão da residência médica. Todos esses fatores serão fundamentais para que Guarapuava possa absorver a demanda regional”, diz.

Protocolo

Em 2002, a Unicentro protocolou junto ao governo estadual um projeto solicitando a implantação do curso de medicina para Guarapuava. Apesar de ter sido usado como promessa política pelos candidatos da época, o pedido da Unicentro foi arquivado.

Para a nova solicitação, está sendo constituída uma comissão técnica, que irá elaborar o novo projeto. “Nesse momento serão envolvidos técnicos na área da Saúde, tanto da Unicentro quanto da comunidade. Acredito que até o final do mês de abril esta comissão esteja constituída e inicie os trabalhos para a elaboração do projeto”, acrescenta Aldo.

Conforme o reitor, o segundo passo será a apresentação do projeto técnico para os municípios da região. “Para que esse projeto tome corpo é extremamente necessária a participação dos representantes da região. Será necessária a concentração de forças políticas para que ele, após aprovado pelos municípios, seja efetivamente também aceito pelo governo estadual. É um trabalho também de médio prazo. O desejo da Unicentro é de que o projeto esteja concluído e discutido com o governo, dentro de três anos”, destaca Aldo Bona.

Governo Federal

Para que a proposta de implantação do curso de medicina em Guarapuava, tenha o respaldo político necessário para ser aprovada pelo governo do Paraná, a reitoria da Unicentro tem recebido diversas lideranças federais para discutir o assunto. “Foram várias lideranças ligadas ao Governo Federal que já manifestaram total apoio ao projeto da Unicentro. Como o Governo Federal autorizou que as universidades estaduais do Paraná aumentem o número de vagas nos cursos de medicina já implantados, nós entendemos e estamos tendo a compreensão dessas lideranças, que é possível e necessário que a Unicentro também oferte o curso. Vamos buscar o envolvimento regional nesse projeto, que será fundamental para a melhoria do setor de saúde nos municípios próximos à Guarapuava. É um trabalho intenso, e faremos o que estiver ao nosso alcance para concretizar essa antiga reivindicação da comunidade regional”, conclui Aldo Bona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário