segunda-feira, 2 de abril de 2012

Copel garante conforto e economia em fóruns eleitorais de 41 cidades

Com informações da AEN

A Copel e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná assinaram um convênio que prevê a troca de lâmpadas e sistemas de condicionamento de ar em 41 municípios-sedes de fóruns eleitorais. A parceria foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da estatal, que, a fundo perdido, promoverá a melhoria no uso da energia elétrica com a substituição de luminárias, reatores e lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas por equipamentos mais modernos e eficientes, além dos sistemas de ar condicionado. Os investimentos chegam a R$ 1,1 milhão e serão aplicados ao longo de 12 meses.

O TRE do Paraná foi escolhido pela Copel para a implantação deste projeto-piloto, destacando mais uma vez a vocação pioneira da Justiça Eleitoral do nosso Estado.

Serão substituídos 878 pontos de iluminação atualmente com alto consumo - e tidos como ineficientes - por lâmpadas fluorescentes compactas com selo Procel de economia e lâmpadas de multivapores metálicos, mais eficientes e modernas do que as atuais.

Segundo o desembargador Rogério Kanayama, presidente do TRE-PR, os novos equipamentos e as novas lâmpadas que serão instalados nos Fóruns Eleitorais do Estado são modernos e dotados de alto desempenho e possibilitarão uma redução considerável no consumo de energia elétrica.

“Este convênio que celebramos com a Copel visa incrementar a política que o TRE vem desenvolvendo em relação ao uso sustentável e responsável das fontes enérgicas e ao cuidado com o meio ambiente”, observou Kanayama.

“Com equipamentos de refrigeração mais eficientes e lâmpadas que iluminam mais, consumindo menos, a Copel vai contribuir para que os cidadãos tenham mais conforto ao utilizar os serviços do TRE”, explica o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. “A economia na conta de luz poderá chegar a R$ 220 mil reais por ano”.

Para chegar a este valor, a análise feita pelos engenheiros e técnicos da Companhia apontou também a necessidade de substituição de 258 aparelhos de ar condicionado antigos e ineficientes. Só para efeito de comparação, esses equipamentos, fundamentais para o conforto, mas grandes vilões do consumo de energia, estavam classificados como do tipo “D” na tabela do selo Procel e Inmetro.

Os novos aparelhos do tipo Split a serem instalados levam o selo “A” e são adequados e dimensionados para refrigerar mais com menos consumo.

“A execução desse projeto tem como meta a economia de cerca de 770 MWh/ano, energia suficiente para abastecer, em média, 600 residências durante um ano”, compara o diretor de Distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto.

As cidades contempladas são Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Bandeirantes, Cambé, Campo Mourão, Capanema, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Irati, Ivaiporã, Jaguariaíva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Rolândia, Santo Antônio da Platina e São José dos Pinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário