terça-feira, 3 de abril de 2012

Bispo Dom Efraim Basílio Krevey morre aos 84 anos

Assessoria de Comunicação da CNBB

Morreu na madrugada desta terça-feira (3), aos 84 anos, o bispo dom Efraim Basílio Krevey. Conhecido por seu engajamento com a cultura ucraniana, dom Efraim esteve à frente de obras como o Centro Religioso-Cultural Ucraniano Poltava, em Curitiba.
Dom Efraim Basílio Krevey ocupava o cargo máximo da eparquia que conduz a igreja católica ucraniana no Brasil. Nascido em Ivaí, o bispo mudou-se em 1940 para Prudentópolis e entrou para o Seminário São José. Em 1945 foi para a cidade de Iracema, onde cursou Filosofia. O bispo também cursou teologia na Universidade Gregoriana de Roma, na Itália.
Divulgação/CNBB / Dom Efraim Basílio Krevey era formado em Filosofia e Teologia

A vida sacerdotal

Dom Efraim Basílio Krevey era formado em Filosofia e Teologia. Em 1972, foi ordenado bispo pelo Papa Paulo VI, na Basílica de São Pedro, em Roma. No mesmo ano, iniciou a construção da sede eparquial em Curitiba. O bispo ainda foi um dos responsáveis pela construção da Casa de Repouso para Idosos Nossa Senhora do Amparo, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Dom Efraim Basílio atuou como reitor e professor no Seminário São José, como superior do mosteiro São Josafat e mestre do noviciado das Irmãs Maria Imaculada, em Prudentópolis. No total foram 60 anos dedicados à vida sacerdotal e 40 anos à vida episcopal.

O corpo está sendo velado na Catedral São João Batista, no bairro Água Verde. Nesta quarta-feira (4), acontece a missa de corpo presente, às 15h. O sepultamento está marcado para as 16h na cripta da Catedral, em Curitiba.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nota de pesar pela morte de Dom Efraim. No texto, o Padre Mário Spaki escreve que “dom Efraim dedicou a sua vida com grande zelo pelos ucranianos. Ele parte, mas deixa atrás de si um rastro de luz, uma vida entregue a serviço do Reino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário